oficinas


OFICINA DE CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA

Data: 8 e 9 de maio de 2017
Horário: 19h às 22h
Inscrição: ENCERRADA

A oficina tem como objetivo a introdução ao pensamento crítico e às possibilidades de olhar, refletir e imaginar o cinema. Em encontros teóricos e práticos, a oficina pretende proporcionar o desenvolvimento do espírito crítico e da capacidade de se relacionar com os filmes. Para tanto, a partir de exibições de obras e leitura de textos, serão realizados exercícios escritos e orais onde os alunos poderão utilizar técnicas e instrumentos apresentados em sala de aula.

André Dib - Pesquisador, crítico de cinema e jornalista formado pela Universidade Federal de Pernambuco. Sua experiência inclui a cobertura de festivais brasileiros e estrangeiros. Tem textos publicados em diversos jornais, revistas e sites. Realiza curadorias para mostras, consultorias para festivais de cinema e é membro da diretoria da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (Abraccine) e do Congresso Brasileiro de Cinema (CBC).



OFICINA DE PRODUÇÃO
Como inscrever projetos no Funcultura Audiovisual

Data: 8 e 9 de maio de 2017
Horário: 7h às 12h e das 13h às 18h
Inscrição: ENCERRADA

A oficina tem como objetivo tornar os participantes familiarizados com o Edital do Funcultura do Audiovisual, para que possam ter autonomia de inscrever seus próprios projetos com qualidade técnica. Dicas serão compartilhadas e dúvidas esclarecidas. Para otimizar o tempo e focar nas dúvidas concretas é importante que os participantes leiam previamente o edital de 2017. A oficina não terá foco em uma categoria específica.
Kika Latache - Produtora executiva, é formada em Publicidade pela Universidade Católica de Pernambuco e se especializou em Gestão de Negócios pelo Senac Pernambuco. É sócia fundadora da Produtora Vilarejo Filmes. Coleciona uma vasta participação em filmes das mais diversas linhas estéticas de diretores renomados. Trabalhou como assistente de produção em “Era Uma Vez Eu, Verônica” de Marcelo Gomes, “Baxio das Bestas” de Cláudio Assis e “Olhos Azuis” de José Joffilly, além da microssérie “A Pedra do Reino” de Luiz Fernando Carvalho. Atuou como coordenadora de produção em “Pacific” de Marcelo Pedroso e na etapa recifense de “Vip” de Toniko Melo. Em 2016 fez a direção de Produção do segundo longa- metragem de Kleber Mendonça Filho, Aquarius.


OFICINA DE EDIÇÃO
Introdução a Edição Audiovisual

Data: 10 e 11 de maio de 2017
Horário: 7h às 12h e das 13h às 18h
Inscrição: ENCERRADA

A oficina de edição audiovisual vai abordar processos de montagem de documentários, introduzindo técnicas e ferramentas de edição e estimulando a discussão na aplicação de diferentes linguagens de montagem. O foco será para filmes curtos com até 10 minutos de duração.

André Hora - Diretor, fotografo e montador. Em 2010 fundou a produtora de filmes Bateu Castelo com Daniel Edmundson e Pedro Alexandria. Dirige documentários, filmes e videoclipes. Entre os trabalhos no audiovisual estão o curta-metragem “Faraway”, selecionado para o La Jola festival (International Film Awards) na categoria “Official Selection” codirigido com Daniel Edmundson, “Francisco Brennand o Filme”, de Mariana Brennand Fortes, “Do morro?”, de Mykaela Plotkin e Rafael Montenegro, o videoclipe “Cassady “lust is Poison”, entre outros. Em 2016 codirigiu o filme “Bode de Natal” (coprodução Globo Filmes e Bateu Castelo).


OFICINA DE SOM
O Som no audiovisual

Data: 12 e 13 de maio de 2017
Horário: 7h às 12h e das 13h às 18h
Inscrição: ENCERRADA

A oficina tem como objetivo explorar o universo da produção de som no audiovisual englobando principalmente as possibilidades que equipamentos de som direto de baixo custo podem oferecer. Independente do equipamento utilizado, o o fator diferencial durante o trabalho é o profissional, seu conhecimento técnico e sua percepção sonora. O foco é em como utilizar este mecanismo a favor do trabalho vencendo os desafios que a falta de estrutura pode trazer. Serão abordadas técnicas para utilização de equipamentos portáteis bem como técnicas de como produzir acessórios em casa.
Nicolau Domingues - Nicolau Domingues - Atuante na área de som para o audiovisual há 8 anos, é formado em Publicidade e Cinema na UFPE. Possui experiência na área de som direto, edição de som e mixagem para filmes e produtos audiovisuais (TV e video). No cinema, trabalhou no som de diversos curtas-metragens, como “Em Trânsito” e “Urbanos”, e dos longas “Sete Corações” e “Eles Voltam”. Na lista de projetos recentes que assinou estão a pós-produção da série “Fim do Mundo” de Hilton Lacerda e Lírio Ferreira e do curta-metragem “O delírio é a redenção dos aflitos” de Fellipe Fernandes que estreou na semana da crítica em Cannes 2016.